quarta-feira, 18 de março de 2015

Polarização das eleições 2014 continuam nas ruas.


O Instituto Datafolha foi às ruas, na Av. Paulista, na sexta, 13, e no domingo, 15 para traçar o perfil das pessoas que participaram das duas manifestações. Analisando os dados encontrados pelo Instituto, verifica-se que os manifestantes de sexta foram às ruas contra a perda de direitos trabalhistas imputado pelo Governo Dilma; por aumento salarial para professores; motivados pela reforma política. E apenas com índice de 18%, os manifestantes foram às ruas lutar em defesa da Petrobrás. Já os manifestantes de domingo, 15, foram as ruas, principalmente, protestar contra a corrupção; pelo impeachment de Dilma; e pela rejeição aos partidos políticos, especialmente o PT. Verifica-se que no dia 13, mesmo tendo o intuito de defesa do Governo Dilma, a pesquisa não detectou essa motivação, mas um momento reivindicatório. Enquanto que a do dia 15 foi totalmente contra Dilma, o PT e demais políticos.

A polarização continua, no dia 13, 71% dos manifestantes votaram em Dilma; enquanto que na de domingo, 82% votaram em Aécio. Comparando o público participante das manifestações, a de domingo, sem dúvida alguma, foi a mais expressiva. Mesmo a CUT, uma das organizadoras do evento de sexta, ter dado 100 mil participantes na Paulista, a de domingo, o menor cálculo (Datafolha) deu 210 mil manifestantes. A preferência partidária também ficou polarizada, tendo na manifestação de sexta um índice de 39% de pessoas que disseram que votam no PT, enquanto que no domingo, a preferência ao PSDB foi de 82%.

A grande maioria das pessoas que participaram tanto na sexta quanto no domingo tem nível de escolaridade superior. Chama a atenção, tanto na sexta quanto no domingo, o alto índice de pessoas que participaram pela primeira vez numa manifestação de rua. Na sexta, 48% participaram pela primeira vez; já no domingo esse índice sobe para 76%.

Na avaliação do Governo Dilma, os manifestantes da sexta, 13, avaliam negativamente o governo da presidente em 26%. A avaliação positiva chega a 37% e o Regular 35%. Verifica-se que mesmo entre os que apoiam o governo Dilma que se manifestaram no dia 13, há uma insatisfação, demonstrada pelos índices de avaliação negativa e pelo regular. A avaliação entre os manifestantes de domingo é totalmente negativa.
Com um índice representativo, 27% dos manifestantes de sexta acreditam que a presidente sabia da corrupção, mas deixou ocorrer. Enquanto que na manifestação de domingo, 90% acreditam que a presidente sabia da corrupção. Na manifestação de sexta, 36% dizem que ela sabia mas não podia fazer nada. Já na manifestação de domingo, 9% dizem que ela sabia e não podia fazer nada. Na de sexta, 32% dizem que ela não sabia de nada, enquanto que na manifestação de domingo, apenas 1% disse que ela não sabia.

O Congresso Nacional foi avaliado. Tanto na manifestação de sexta quanto na de domingo, o Congresso tem uma avaliação altamente negativa.

Como se pode perceber, a partir dos dados da pesquisa, que a polarização entre os dois principais grupos políticos continua na rua, demonstrando o retrato da eleição de outubro de 2014 em que Dilma venceu Aécio com uma diferença mínima.


PERFIL DOS MANIFESTANTES – 13 E 15 DE MARÇO PESQUISA DATAFOLHA
MANIFESTAÇÃO – 13 DE MARÇO
MANIFESTAÇÃO – 15 DE MARÇO
Principal Motivação:
. Foram às ruas contra a perda de direitos trabalhistas (25%)
. Por aumento salarial para os professores (22%)
.  Motivados pela reforma política (20%)
. Em defesa da Petrobras (18%)
Principal Motivação:
. Impeachment de Dilma (27%)
. Protestar contra a corrupção (47%)
. Rejeição ao PT (20%)
. Rejeição aos políticos (14%)
Em que votou:
. 71% votaram em Dilma
Em quem votou:
. 82% votaram em Aécio
Público atingido:
. 41 mil (Datafolha)
. 12 mil (Polícia Militar)
. 100 mil (CUT)
Público atingido:
. 210 mil (Datafolha)
. 1 milhão (Polícia Militar)
Preferência Partidária:
. Preferem o PT (39%)
Preferência Partidária:
. Preferem o PSDB (37%)
Nível de Escolaridade:
. Nível Superior (68%)
Nível de Escolaridade:
. Nível superior (76%)
Estréia em manifestação:
. Primeira vez (48%)
Estréia em manifestação:
. Primeira vez (74%)
Avaliação Governo Dilma:
. Ruim/péssimo (26%)
. Regular (35%)
.Ótimo/bom (37%)
Avaliação Governo Dilma:
. Ruim/péssimo (96%)
. Regular (3%)
. Ótimo/bom (1%)
Informação sobre a corrupção:
. A presidente sabia da corrupção, mas deixou ocorrer (27%)
. Ela sabia, mas não podia fazer nada (36%)
. Ela não sabia (32%)
Informação sobre a corrupção:
. A presidente sabia da corrupção, mas deixou ocorrer (90%)
. Ela sabia, mas nada podia fazer (9%)
. Ela não sabia (1%)
Avaliação do Congresso Nacional:
. Ruim/péssimo (61%)
. Regular (29%)
. Ótimo/bom (8%)
Avaliação do Congresso Nacional:
. Ruim/péssimo (77%)
. Regular (19%)
. Ótimo/bom (3%)
 Fonte: Datafolha/produção própria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário