terça-feira, 3 de março de 2015

Relator da reforma política defende sistema misto para eleição de deputados

Deputado Marcelo Castro sugere que metade das vagas de deputados seja definida pelo sistema majoritário distrital e metade pelo sistema proporcional, com listas fechadas, mas proposta divide a comissão especial, com vários parlamentares favoráveis à criação de um sistema próprio do Brasil.
O relator da comissão especial de reforma política, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), voltou a defender um sistema eleitoral misto para a eleição de deputados, na primeira audiência pública promovida pela comissão, nesta terça-feira (3), em que foram discutidos os sistemas eleitorais de outros países.
Pela proposta do relator, metade dos deputados seria eleita pelo sistema majoritário distrital (em que cada estado é dividido em distritos, e os candidatos com o maior número de votos em cada distrito são eleitos), e metade pelo sistema proporcional, com lista fechada de candidatos (em que o eleitor vota no partido, e não no candidato). “Aproveitaríamos as vantagens de um sistema e de outro”, afirmou Castro (Câmara Notícias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário